Publicada a 2° circular do evento X Círculo – Rodas Bakhtinianas e VII EEBA – Encontro de estudos bakhtinianos
Pessoas queridas,
Preparadas para mergulharem nesta viagem ao X RODAS/VII EEBA na Ilha da Magia?
Gelci José Coelho (1949- 2023), o Peninha – assim conhecido –, nascido em São José, município vizinho do traçado litorâneo, filho da nossa universidade, andou junto à Franklin Joaquim Cascaes (1908-1983), etnólogo, mitólogo, desenhista, fabulista e escultor, na faina de manter vívida memórias de evocações da cultura popular da Ilha de Santa Catarina e de outras freguesias de ascendências açorianas, “demorando-se” ao lado de seu mestre, o valoroso Cascaes. Como discípulo e guardador de suas memórias, ele mesmo, Peninha, foi outro expoente na proteção da história, cultura e arte Catarinense, marcando o seu sítio, contando-nos seus próprios causos. Certa vez, diz ele, uma turma de bruxas, cansadas da rotina cotidiana de muito trabalho e pouca diversão, resolveram organizar a maior festa que o litoral catarinense já viu. Conversaram bastante entre si até que chegaram em um consenso: “vamos começar a festa cedo pra pegar o pôr do sol e estender até tarde da noite!”. Escolheram a praia de Itaguaçu, localizada no bairro Coqueiros (lado continental de Florianópolis), em razão de sempre render lindos finais de tarde. Combinaram que cada uma poderia convidar qualquer amigo. O único senão era não deixar o diabo ficar sabendo da festa de forma alguma, uma vez que ele não tinha bons costumes, nunca tomava banho, era autoritário, além de querer mandar em todo mundo e sentir-se “dono do pedaço”. As bruxas não imaginavam que, enquanto planejavam, lá estava o diabo escondido atrás da moita em uma das reuniões secretas das bruxas, só ouvindo para pegar os detalhes da hora e local da festa, chegar de surpresa e acabar com tudo. Festa armada, todo mundo se divertindo… eis que surge ele cuspindo fogo para todo lado, esbravejando e dando suas risadas maléficas. Como castigo por não ser convidado, transformou todas as bruxas em pedra para definitivamente queimarem ao sol.
Bem, como virar pedra é esfera do fantástico, a fantástica magia de Floripa é de um “poema ao luar”, em Ilha de “beleza sem par”… por isso, nosso convite à festa bakhtiniana, é acolher toda a gente bakhtiniana espalhada por estes cantos do Brasil e do mundo afora.
Venha a esta festa!
No presente, avançamos com algumas informações importantes:
1 – Já temos definido qual é o tema de nosso evento: X Círculo – Rodas de Conversa Bakhtiniana e VII EEBA – Encontro de Estudos Bakhtinianos – Desterramentos: por um ato humanamente amoroso. Neste momento, estamos mergulhad@s na construção dos eixos que orientarão as escritas dos textos, bem como das arenas que movimentarão as nossas rodas de conversa.
2 – Lançamos as nossas redes sociais instagram (rodasbakhtinianas2024) e facebook (X Rodas Bakhtinianas). Sigam-nos para acompanhar as novidades. Em breve, socializaremos o site do evento.
3 – Já temos os valores das inscrições que ocorrerão em setembro, com data a ser divulgada posteriormente:
4 – Sabiam que Florianópolis possui um conjunto de fortes que compôs o sistema defensivo para impedir provável invasão espanhola (que aconteceu de fato) e que, atualmente, esse conjunto integra cenário histórico-cultural único que está sendo recuperado, revitalizado e entregue à população para a visitação? Convidamos os participantes do RODAS/EEBA/2024 a “esticarem” nossa roda de conversa para um passeio de barco por estes dois fortes:
Santo Antônio de Ratones
Santa Cruz de Anhatomirim
O passeio será dia 15/11, sexta-feira (feriado), com participação por adesão (em breve, instruiremos como efetuar engajamento a esta jornada ao mar da Ilha). Conseguimos uma embarcação só para nós, bakhtinian@s, com valor especial e imperdível para um passeio com duração de, aproximadamente, 7 horas:
-Saída Beira Mar Norte às 9h
-Parada de 45 min na Fortaleza de Sto. Antônio de Ratones
-Parada de 1h para almoço na Baia dos Golfinhos
-Parada de 1h na Fortaleza de Sta. Cruz de Anhatomirim
-Retorno – Beira Mar Norte – com chegada prevista às 16h
-Valor R$ 75,00 por pessoa.
-Valor do almoço R$ 50,00 por pessoa (opcional)
5 – Por último, o mais importante: Floripa é uma cidade turística e muito procurada em feriados prolongados como este que abrigará o nosso evento. Reserve a sua hospedagem o mais rápido possível. Em breve, disponibilizaremos algumas alternativas, todavia, nada impede que você busque opções próprias.
O evento será na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) localizada no endereço:
Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, s/nº
Bairro Trindade – Florianópolis – SC
CEP: 88040-900
Esperamos vocês!
Saudações bakhtinianas do NEPALP!