Enquetes
PRÁTICAS DE LEITURA EM CONTEXTO ACADÊMICO-CIENTÍFICO
O QUE LEEM OS VISITANTES DA SEPEX?
Nelita Bortolotto – Autora
Eliane Santana Dias Debus – Co-autora
Fristtram Helder Fernandes – Co-autor
Maria Izabel de Bortoli Hentz – Coautora
Nilcéa Lemos Pelandré – Coautora
APRESENTAÇÃO
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa – NEPALP na 11ª SEPEX realizou uma enquete dirigida aos seus participantes e visitantes objetivando conhecer e compreender as práticas sociais de leitura do público que tem interesse em eventos de cunho acadêmico-científico, voltados à pesquisa e à extensão, pelas indicações de suas preferências de leitura na vivência cotidiana. Investigou-se, então, a leitura no contexto da cultura escrita, do material impresso à cibercultura.
RESULTADOS
Em termos de percentual, tivemos 87% de respostas de pessoas vinculadas à UFSC e 16% de visitantes externos à instituição. Destacamos que o acesso à leitura pelos meios digitais já conta com expressiva incidência na opção de suporte para o ato de ler, todavia a predominância ainda recai sobre a leitura de materiais impressos. Em termos gerais, podemos destacar que, no conjunto das respostas à enquete, o que mais é lido são livros de literatura e, empatando, a leitura de livros técnicos e revistas.
Os gráficos apresentados na sequencia possibilitam a visualização das respostas às questões da enquete realizada com visitantes da SEPEX 2012
TOTAL DE ENTREVISTADOS: 135 pessoas