Participantes do Núcleo

Lilane Maria de Moura Chagas – Coordenadora do NEPALP

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorado pela Universidade do Minho (UMinho/Portugal) em Literatura para Infância. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED/UFSC). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa (NEPALP/UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Literatura Infantil e Juvenil e Prática de Mediação Literária (Literalise/UFSC) e do Grupo de Estudos e Pesquisa Infância, Literatura e Educação (GEPILE/UFSC).  E-mail: lilanemoura@gmail.com.

Fabiana Giovani – Vice-coordenadora do NEPALP

Doutora em Linguística e Língua Portuguesa. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Líder do GEBAP; (Grupo de estudos bakhtinianos do Pampa); Membro do NELA (Núcleo de estudos em Linguística Aplicada); GRUPA (Grupo de estudos de alfabetização do Brasil) e NEPALP (Núcleo de estudos e pesquisas em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa).

E-mail: fabiana.giovani@ufsc.br.

Nelita Bortolotto

Possui graduação em Letras e Enfermagem, especialização em Metodologia do Ensino, mestrado em Linguística e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora titular aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa.

Joice Eloi Guimarães

Professora adjunta no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV) da Universidade Federal de Santa Catarina e docente permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UFSC). É licenciada em Letras (Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa) e mestre em Educação (ênfase em Ensino e Formação de Educadores) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde realiza estágio de Pós-doutorado. É membro do NELA – Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada (UFSC/CNPq), do Grupo de Pesquisa “Escrita: ensino, práticas, representações e concepções” (UNICAMP/CNPq) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (Nepalp/UFSC).

Moacir Lopes de Camargos 

Professor associado do Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Bagé, RS. Pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa (NEPALP/UFSC) e Líder do grupo de estudos bakhtinianos do Pampa (GEBAP).

E-mail: lopesdecamargos@gmail.com

Priscila Finger do Prado

 Graduada em Letras pela UFSM, especialista em Literatura Brasileira pela UFN, mestre em Letras pela UFSM, doutora em Letras pela UFPR. Atua como professor adjunto no Departamento de Metodologia da UFSC.

Roselete Fagundes de Aviz

 É quilombola de Joinville – SC. Formada em Letras pela Universidade da Região de Joinville (Univille). Mestre e Doutora em Educação. Fez seu estágio de Pós- Doutorado em Educação e Comunicação (UFSC-2018) e Pós – Doutorado em Artes Cênicas (UnB-2023). É Professora da UFSC, no Departamento de Metodologia e Ensino. É também vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFSC). Integra o Núcleo de Estudos de Identidade e Relações Interétnicas (NUER-UFSC); Núcleo de Infância, Comunicação, Cultura e Arte (NICA – UFSC); bem como o Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa e Alfabetização (Nepalp -UFSC).

Maria Izabel de Bortoli Hentz 

Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Palmas – FAFI, especialização em Língua Portuguesa: leitura e produção de textos pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e em Metodologia do ensino de Língua Portuguesa: Língua Portuguesa e literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS. Atualmente é professora associada aposentada da Universidade Federal de Santa Catarina e participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Língua Portuguesa.

João Nilson P. de Alencar

Graduado em Letras pela UEM, onde especializou-se em Literatura Brasileira. Na UFSC, fez seu mestrado na mesma área e seu doutorado em Teoria Literária. Realizou um pós-doutorado na UFMG, em Estudos Culturais. Atua como professor no Colégio de Aplicação, às vésperas de aposentar-se. Dentro do NEPALP/UFSC, desenvolveu dois projetos, ambos ligados à relação da sala de aula e a Literatura Brasileira Contemporânea.

Etelvino Guila

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), graduado em Ensino de Português pela Universidade Eduardo Mondlane,  docente da Universidade Eduardo Mondlane – Maputo, atuando na área de Didática e Estágio Supervisionado, Membro de: Núcleo de Investigação em Didáctica e Literacia Académica (NIDLA), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa (NEPALP), do Conselho editorial do Boletim Abiodum e do grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária (LITERALISE).

Gracielle Boing Lyra

Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB (1990). Especialização nas séries iniciais: Educação infantil e Ensino Fundamental I (2000). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau PPGE/ME(05/2008). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC (2022). Possui experiência em alfabetização, letramento e formação de professores. Integrante do Grupo de Pesquisa em Língua Portuguesa (GPLP) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa ( NEPALP/ UFSC). Atua em Formações continuadas para professores da Educação Básica nas Redes Públicas e Particulares. Assessoria Pedagógica. Professora do Centro Universitário Avantis – UNIAVAN.

Ana Lúcia Machado

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGLin/UFSC). Mestre em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Especialização em Ação Integrada dos Especialistas pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Formada em Orientação Educacional pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Professora aposentada da Rede Municipal de Florianópolis. Pesquisadora do NEPALP – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa; do FOPPE – Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação de Professores e Práticas de Ensino e do GEBAP – Grupo de Estudos Bakhtinianos do Pampa. Pesquisadora CAPES desde 2023.

Contato: ana.lucia.machado1999@gmail.com

Ellen Petrech Vasconcelos

 Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017), possui curso de especialização pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2010). Realizou graduação em Licenciatura em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008). Atua como professora de Língua Portuguesa para o Governo do Paraná. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP/ UFSC).

Ana Kelly Borba da Silva Brustolin

 Mestra e doutoranda em Linguística (UFSC). Participa do grupo de pesquisa NEPALP-UFSC, é membro da Academia Desterrense de Literatura (ADELIT) e atua como professora, colunista do Jornal OCP News, poetisa, revisora de textos e palestrante.

Vânia Terezinha Silva da Luz

 Graduada em Letras pela UFSC e Mestrado em Ciências da Linguagem pela UNISUL; Professora aposentada pela Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina; Experiência em coordenação e formação de professores e Participa do Núcleo Estudo e  Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa – UFSC.

Eveline Pereira Silveira

 Graduada em Letras pela UFSC. Mestranda do Profletras pela UFSC. Professora efetiva de Língua Portuguesa  da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina – Sed.  Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa – Nepalp

Daniela Campregher 

Licenciada em Letras- Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora de Língua Portuguesa e Literatura na rede Estadual de Ensino de Santa Catarina. Bolsista de Iniciação Científica (IC) no “Projeto Caleidoscópio bakhtiniano: das infinitudes dos sentidos da linguagem escrita” em 2022/2023, vinculado ao grupo de pesquisa GEBAPI (Grupo de Estudos Bakhtinianos do Pampa e da Ilha). Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP) vinculado à UFSC. Interessada na área de Educação, Linguística e Ensino de Língua Portuguesa. (Texto informado pelo autor)

Isabella Ikeda Leite

 Graduanda de Letras português na UFSC, bolsista PIBIC do projeto Caleidoscópio bakhtiniano: das infinitudes dos sentidos da linguagem escrita e participa do grupo de estudos NEPALP-UFSC.

Manuela Kendra Rodrigues Oliveira

  Graduanda de Letras – Língua Portuguesa na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é bolsista de extensão do grupo de pesquisa GEBAPI (Grupo de Estudos Bakhtinianos do Pampa e da Ilha) e participa do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP).

Victória Zanoni Martins

Graduanda de Letras – Português na UFSC, voluntária de Iniciação Científica. É estagiária da EdUfsc, participa do PET – Conexões de Saberes: diálogos entre comunidades e do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP)